Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

quinta-feira, 6 de março de 2008

VisiOn

Em 1981, a VisiCorp crescia cada vez mais, devido à primeira planilha eletrônica já criada, a VisiCalc. Os diretores sentaram, então, para decidir o futuro da empresa, e Ed Esber introduziu o conceito de "família de programas", onde vários programas de produtividade integravam-se um com o outro (muito parecido com o Office hoje).

O grande problema é que isto aconteceu no tempo do DOS, quando o sistema operacional rodava apenas um programa de cada vez. Os executivos se deram conta que isto seria um problema para uma "família de programas", já que o usuário não poderia ir facilmente de um programa para outro. Ele teria que salvar as informações, sair do programa, entrar no outro programa e carregar as informações.

Alguém sugeriu um sistema que possibilitasse multitarefa, e assim surgiu o VisiOn. Embora o conceito de interfaces gráficas já existisse, nunca um sistema assim havia sido escrito para um computador popular. Assim, a VisiCorp passou a desenvolver o VisiOn para o IBM-PC.

O VisiOn podia rodar vários aplicativos ao mesmo tempo. Quando Bill Gates viu em uma feira o que este sistema podia fazer, ele correu para a Microsoft e começou a trabalhar com sua equipe naquilo que se tornaria o Windows.

O VisiOn possuia um processador de texto capaz de usar formatações, como negrito, itálico e sublinhado.

E a grande pérola do VisiOn era, é claro, o VisiCalc, a primeira e mais famosa planilha eletrônica daquele tempo...

... que no novo sistema, era capaz de gráficos mais avançados.

Infelizmente, o sistema não foi o sucesso que merecia, e seu fim foi causado exatamente por ser tão avançado. O sistema exigia uma máquina extremamente potente para a época, além de um disco rígido (uma raridade naquele tempo) e um mouse, que também era pouco comum.

Mas o VisiOn entrou para a história exatamente por ter inspirado sistemas como o Windows e o MacOS, e cada usuário usando um ambiente gráfico deve um pouquinho ao VisiOn.

Mais imagens e informações sobre o VisiOn, bem como imagens de disco para rodar no seu próprio computador, podem ser conseguidas neste site.

2 comentários:

Ronaldo Sales disse...

Bom post! Acabei conhecendo algo que não conhecia ^^

André disse...

Legal! É um sistema tri importante, mas praticamente não existe nada sobre ele em português na internet.