Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Softwares para MSX [Semana MSX]

No artigo de hoje vamos apresentar alguns softwares interessantes para MSX. Uma grande quantidade de software foi desenvolvida para este sistema, e os programas aqui apresentados não seguem qualquer ordem ou motivação lógica :) Apenas estão aqui para dar um "gostinho" do que os usuários podiam fazer com o MSX na época.

O foco que vamos dar aqui é para o MSX 1.

Antes de começar, seria interessante dizer que os programas aqui demonstrados podem ser utilizados por você em seu PC. Para isto, baixe um emulador de MSX. O melhor de todos é o BlueMSX (para windows). Para testar estes programas, selecione o tipo de computador: MSX1 - Brazilian.

Para linux tem o OpenMSX. Esse é um pouco mais complicado de configurar, aqui tem um manual bem completo. O tipo de MSX a escolher é o Expert Gradiente DDPlus.

Alguns arquivos estão no formato ROM. Estes arquivos são cópias de cartuchos e devem ser carregados como tal. Outros são diretórios e devem ser carregados com a opção Disco -> Inserir diretório.

Todos os programas apresentados neste artigo podem ser baixados no site MSXPró.

Graphos III

O primeiro software do dia é, é claro, o Graphos III. Criado pelo Renato Degiovani, e extremamente popular nos anos 80, ele permitia criar gráficos no MSX.

Para carregar o programa digite no BASIC: load"graphos.bas",r

Word Plus

Este é o Word Plus, um editor de texto muito legal. O autor usou bastante a criatividade para permitir que o usuário tivesse um papel de 64 colunas (o MSX, por padrão, permite apenas 40 colunas).

Para carregar o programa, digite no MSX-DOS: wordplus

Toque!

Um programa bem legal da Gradiente que vinha junto com o Expert, e que permitia ao usuário usar o teclado do MSX como um instrumento musical.

Hot-LOGO

Uma versão fantástica do LOGO para MSX, completamente em português, cheia de comandos e possibilidades. Depois do assembly, a melhor opção para explorar o máximo do MSX. Esta linguagem me traz muitas saudades, pois foi nela que aprendi a programar...

Turbo Pascal

E prá provar que o MSX não ficava devendo nada para o PC, uma versão do Turbo Pascal da Borland para MSX!

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Tem excelente material de pesquisa que, com certeza, servirá a muitas pessoas. Já está em minha lista de favoritos.
Gostaria de convidá-lo a visitar a MSX.bas ( www.basic.msxall.com ), uma página dedicada ao MSX Basic, com vários programas, listagens e publicações em pdf disponíveis dessa incrível linguagem de programação.

André disse...

Certamente eu já havia visitado seu site! Muito legal!

Programei muito em MSX BASIC quando eu era guri, aprendi a programar através de um ótimo manual que vinha junto com o Expert.

Shmuel Ponce disse...

Gostei muito de seu Blog.
Ainda tenho aqui 2 MSXs: Gradiente e Hotbit.
Toda a coleção de MicroSistemas e outras revistas de MSX.Livros.
Ainda não procurei, mas devia haver um Club de saudosistas aqui em Sampa.

Anônimo disse...

Eu lembro do barulinho "Beep" do MSX quando este é ligado

http://www.youtube.com/watch?v=RVy7jpX11RE