Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Aventuras no Linux - 3

Após instalar o Linux e configurar o ambiente gráfico, o desafio passou a ser então conectar na internet. Obviamente, naquele tempo a única forma de se conectar na internet era por linha discada.

Como na revista que eu havia comprado não havia nada sobre conexão na internet, tive que procurar na própria internet. Pelo Windows, obviamente (àquela altura, já havia aprendido como particionar o HD e já havia reinstalado o Windows). Minha primeira tentativa foi ligar para o provedor, que é óbvio, não dava suporte para Linux. Mas o ano era 1998 (eu acho), quem dava suporte para Linux?

Assinei a Linux-BR e descobri que, na época, o melhor recurso que existia em português para Linux era o The Linux Manual versão 1.0 (ironicamente, o melhor recurso para Linux em português tinha o nome em inglês).

Aí começaram as tentativas. A primeira coisa que tive que fazer foi me livrar do meu Winmodem e arranjar um US Robotics.

Feito isso, descobri que embora desse prá fazer a conexão automática (através de um script), meu cacife não dava para isso, então comecei a fazer tudo manual.

Primeiro, tinha que "conversar" com o modem, usando comandos do tipo "AT0" (para ativar o modem) e "ATDT987654321" (para discar para o provedor). É incrível que eu ainda lembre disso. Depois, tinha que "conversar" com o computador do provedor, passando meu usuário e a senha.

A alegria que tive quando finalmente consegui navegar (no velho e bom Netscape 3.0) é indiscritível! Podia jurar que a conexão era muito mais rápida que no Windows, embora hoje eu já não tenha tanta certeza...

Dez anos se passaram. Aprendi muito de Linux, a criar scripts, programar em muitas linguagens e usando muitas bibliotecas. Fiz alguns projetos de software livre (como esse, esse, esse e esse). Mas nunca esquecerei meu começo humilde no Linux, olhando para aquele prompt sem nem saber dar um comando sequer :-)