Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

terça-feira, 18 de março de 2008

Por dentro do MSX [Semana MSX]

O MSX era composto por "peças prontas" - isto é, nenhum componente foi desenvolvido especificamente para o MSX, todos os componentes já estavam disponíveis no dia em que o MSX surgiu. A CPU usada era o Z80 (fabricado pela Zilog), a placa de vídeo era a TMS9918 (fabricada pela Textas Instruments) e a placa de som era uma AY-3-8910 (fabricada pela General Instrument). Isto ajudava a baratear o console. Muitos outros consoles seguiram este padrão naquele tempo.

Zilog Z80

O Zilog Z80, sendo a CPU, era o coração do MSX. Este processador rodava a 3.58 MHz, embora esta velocidade tenha crescido nas versões posteriores.

Era um processador extremamente popular na época, sendo usado para vários computadores, e continua sendo usado hoje em dia em impressoras, celulares, calculadoras, MP3 players e instrumentos musicais.

Memória

O MSX1 tinha 48 kB de memória ROM (divididos entre a BIOS, o BASIC e a interface de disco) e 64 kB de memória RAM, embora tenham sido fabricados MSX de até 512 kB de RAM. O brasileiro Ademir Carchano criou a MegaRAM, que permitia expandir a memória em até 256 kB.

Som

A interface de som do MSX foi revolucionária para época. Ao contrário do PC Speaker presente no IBM (carinhosamente chamado de "beeper" :-) o MSX possui três sinais de som simultâneos, e podia tocar uma variedade de sons diferentes. Um pouco desse poder pode ser visto no programa Toque!, que será apresentado no artigo de amanhã.

As versões posteriores do MSX foram muito usadas para edição de áudio e MIDI.

Imagem

O chip TMS9918 permitia exibir até 15 cores. Existiam 4 modos de imagem.

O primeiro modo (screen 0) era o modo padrão de texto, e tinha 40 colunas e 24 linhas. Os caracteres tinham 6x8 pixels.

O segundo modo texto (screen 1) tinha 32x24 caracteres. Cabia menos texto, mas era possível ter cores diferentes para o fundo, por caracter.

O modo gráfico (screen 2) era usado especialmente para jogos. Ele tinha 256x192 e sofria do problema de vazamento de cor que assombrava os micros da época. No entanto, o problema era apenas horizontal (a cada 8 pixeis), e não vertical. Além disso, o uso de até 32 sprites minimizava o problema.

Havia ainda um terceiro modo gráfico (screen 3), de 64x48 "pixeis". Era horroroso e praticamente nunca usado.

Para muitas informações sobre a placa gráfica do MSX, visite a página sobre ela na wikipedia.

Nenhum comentário: