Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

sábado, 8 de março de 2008

A primeira programadora (Feliz Dia Internacional da Mulher!)

Muitos, ao ler este título, vão pensar que a primeira programadora surgiu depois de muitos e muitos homens programadores. Não podia estar mais longe da verdade: o primeiro programador foi, de fato, uma mulher!



Seu nome era Ada Lovelace e ela nasceu em 1815, em Londres. Naquele tempo, um sujeito chamado Charles Babbage estava envolvido em um projeto completamente revolucionário: o primeiro computador da história!

Ele desenvolveu seu primeiro projeto (a "Máquina diferencial") em 1822. Era um computador que funcionava de forma mecânica, seguindo um fluxo pré-programado. Algumas destas máquinas chegaram a ser fabricadas e vendidas.

Em 1989, o Museu de Ciência de Londres construiu um destes computadores baseada nos escritos originais de Babbage, e ele ainda está em operação.

Réplica construída pelo Museu de Ciência de Londres.

A máquina diferencial, no entanto, era específica demais para ser útil. Babbage decidiu então criar uma máquina mais genérica, que pudesse ser reprogramada. Ele projetou esta máquina e chamou-a de "máquina analítica". Devido à sua engenharia, avançada demais para a época e contendo peças muito detalhadas, esta máquina nunca foi construída.

Ada tinha grande interesse na máquina do sr. Babbage, e trocava cartas com ele a respeito da máquina analítica. Ela foi a primeira pessoa a compreender a idéia de Babbage, e criou um programa para a máquina.

Se a máquina tivesse sido construída, seu programa teria sido capaz de calcular os números de Bernoulli. Seu programa hoje é considerado o primeiro programa de computador.

Babagge ficou tão impressionado com a habilidade da moça e a chamava de "encantadora de números".

Tanto Ada como Babbage cairam no esquecimento até a invenção do primeiro computador moderno, nos anos 40. Em 1980, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos criou uma linguagem e chamou-a Ada, em homenagem à programadora.

3 comentários:

Andrieli (Dri) disse...

É muito legal saber que a primeira programadora foi uma mulher. O melhor de tudo isso é que nos serve como incentivo.

Lorena disse...

Ai que orgulho, que incentivo... :-).

Anônimo disse...

Olá meu nome é Carla e estou fazendo uma monografia sobre Programação e gostaria de saber como posso estar sabendo mais sobre a primeira programadora ou até o primeiro software desenvolvido. Gostaria de saber o nome do autor do conteudo sobre a primeira progamadora.