Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Aventuras no Linux - 1

Ainda lembro da primeira vez que ouvi falar no Linux. Foi um professor meu que falou a respeito. "É tipo o Windows, e é de graça!", ele disse. "De graça?" Foi difícil acreditar a princípio, mas logo comprei uma revista que continha o Conectiva Guarani 3.0 e fui prá casa instalar no meu 486.

Conectiva Guarani

Instalar o Guarani foi uma aventura à parte. Na época não existiam os instaladores gráficos como hoje, era tudo texto. A revista tinha algumas dicas, mas nada de muito concreto.

É claro que não é preciso dizer que detonei minha partição do Windows logo de cara. Mas tudo bem. Após algumas tentativas, consegui finalmente chegar ao fim da instalação, cheio de excitação para finalmente usar o tão falado Linux.

Após o reinício da máquina, coloquei usuário e senha e apareceu o prompt:

[andre@andre andre]$

Acho que fiquei uns 10 minutos parado, olhando para o prompt. Nunca tinha me ocorrido que eu simplesmente não sabia nem um comando no Linux.

Resolvi finalmente ler o artigo da revista, e descobri que tinha um comando chamado startx que abria o ambiente gráfico. O digitei e qual foi a minha surpresa...

Continua...

Nenhum comentário: