Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Jogos MSX [Semana MSX]

Embora houvessem muitos softwares bons disponíveis para o MSX, o forte da plataforma mesmo eram os jogos. Isto acontecia devido ao fato do MSX ser fortemente voltado para multimídia (ao contrário do IBM-PC) e os jogos iam de excelentes (especialmente os japoneses) a péssimos (especialmente os espanhóis).

Muitos dos jogos eram conversões diretas dos jogos do ZX Spectrum. Como o ZX Spectrum era uma máquina muito mais limitada que o MSX, muitos jogos do MSX ficavam muito aquém do poder do MSX. Mas os melhores jogos eram feitos tendo o MSX em mente, e não ficavam devendo nada para os jogos de videogame da época.

E conhecer as limitações do MSX é admirar ainda mais os jogos, e perceber os macetes que os programadores usavam para driblar algumas dessas limitações, como o vazamento de cor.

São tantos jogos bons que é até difícil selecionar uma lista dos melhores, então vamos colocar aqui alguns jogos bons e outro dia faremos outro artigo com mais jogos. Todos jogos aqui apresentados podem ser baixados neste site.

The Castle

O The Castle, da ASCII (mesma empresa que criou o padrão MSX) era uma obra prima. A antiga história havia acontecido mais uma vez (princesa seqüestrada e escondida dentro do castelo) e o objetivo era vagar pelo castelo em busca da princesa.

O jogador logo descobria que o que pode parecer chato ou tedioso acabava se tornando em algo extremamente criativo e desafiador. O jogo não requeria só habilidade, mas também inteligência, uma vez que para conseguir passar por uma sala muitas vezes era necessário empurrar blocos e barris no lugar exato na hora certa.

O jogo era extremamente difícil e desafiador, e depois a ASCII fez uma continuação duas vezes mais difícil.

Inspectour Z

Jogo muito divertido da HAL Laboratory Inc., onde o objetivo era desarmar as bombas. Era meu preferido no tempo de guri :)

Eggerland Mystery

Jogo muito desafiador em que você é uma bola azul que tem como objetivo salvar sua namorada (a bola rosa) que está presa em todas as fases. Dizem que tem um bug lá pela fase 70, mas nunca consegui chegar lá para comprovar :-)

Payload

Jogo muito criativo da Sony, onde você era um caminhoneiro que precisava levar cargas de uma cidade para outra no japão. Além de ir pelas auto-estradas, tinha que manobrar dentro das cidades. Qualquer acidente era descontado da folha de pagamento, e beber cerveja e dirigir deixava seu caminhão meio descontrolado...

King's Valley

Considerado por muitos o melhor jogo da Konami (e talvez de todo o MSX), o objetivo era buscar os tesouros do Egito dentro das pirâmides, desviando dos múmias que assombravam o local. Cada fase tinha uma faca para você se defender das múmias, mas não dava prá pular segurando a faca.


The Goonies

Outro jogo que disputava o troféu de melhor para o MSX era o The Goonies. Embora a história fosse meio diferente do filme, os Frattelli estavam lá incomodando, e a trilha sonora certamente traz saudades das sessões da tarde dos anos 80!

Zanac

Eu nunca fui fã de jogos de nave (shoot'em ups) mas o Zanac era uma exceção. Começava pela trilha sonora empolgante (a melhor do MSX, talvez só superada pelo Zanac II). O jogo era bastante divertido (e difícil) e tinha uma inteligência artificial bastante avançada para a época: o inimigo organizava suas defesas a partir das ações do jogador.

Como lembrança do MSX ficam ainda os POKES. Eram pequenos comandos que se davam antes de jogar alguns jogos para conseguir coisas do tipo vidas infinitas, imortalidade, etc. Me lembro que eu tinha até um "caderno de pokes", onde eu anotava os pokes de cada jogo e trocava informações com os amigos :-)

Nenhum comentário: