Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

terça-feira, 4 de março de 2008

Microsoft BASIC

No princípio, as linguagens de programação eram algo que somente cientistas e matemáticos tinham capacidade de dominar. Um grupo de desenvolvedores decidiu criar uma linguagem de programação que fosse de fácil domínio por qualquer pessoa, e o resultado foi o BASIC.

Em 1975, dois alunos de Harvard chamados Bill Gates e Paul Allen ouviram falar de um computador chamado Altair 8800, e se deram conta que podiam tornar o computador mais popular com os hobbistas escrevendo um interpretador BASIC para ele. Fizeram o contato com a empresa que fabricava o Altair, o MITS, que aceitou a proposta.

Altair 8800

Como Gates e Allen não tinham acesso a um Altair, fizeram toda a programação em um PDP-10 que usava um emulador de Altair escrito por Allen. Toda programação foi feita em papel perfurado, e o código completo do BASIC original (que tinha 4 kB) pode ser visto na foto abaixo.


Quando Allen voou para Albuquerque para demonstrar o BASIC para a MITS, se deu conta que havia esquecido de fazer o bootstrap, isto é, o programa que carregava o BASIC para a memória do Altair. Ele escreveu o bootstrap em assembly no próprio vôo, em papel perfurado, sem testes, e só pode relaxar quando viu o BASIC sendo carregado com sucesso para o Altair na demonstração para o MITS.

O BASIC, segundo previsto, fez muito sucesso entre os hobbistas, tanto sucesso que muitos distribuiam o BASIC para os amigos, de graça. Isso fez Bill Gates escrever a famosa Carta Aberta aos Hobbistas, onde ele acusava aqueles que copiavam seu software de "ladrões".

O BASIC foi o carro chefe da Microsoft por muitos anos, até o desenvolvimento do MS-DOS. Mesmo assim, o BASIC continuou sendo desenvolvido para uma série de computadores, como o MSX.

Versões mais avançadas do BASIC foram desenvolvidas para o DOS, como o GW-BASIC e o QBasic.

Até hoje, o BASIC é um dos principais produtos da Microsoft, sendo atualmente representado pela última versão do Microsoft Visual Basic .NET.

Nenhum comentário: