O Osborne 1 foi o primeiro "laptop" a fazer sucesso, lançado em 1981 pela Osborne Computer Corporation. Pesava 10,7 kg e custava, no seu lançamento, US$ 1.795,00. Não incluía bateria, embora uma bateria de uma hora de duração pudesse ser adquirida separadamente.
Um dos motivos do grande sucesso do Osborne foi o fato dele ser o primeiro computador a vir já com software instalado: o processador de texto WordStar, a planilha SuperCalc, linguagem de programação BASIC e o sistema operacional CP/M, entre outros, que juntos perfaziam um total de quase US$ 2.000,00 de software - mais do que o próprio preço do computador.
O computador rodava a 4 Mhz e tinha 64 kB, padrão para os computadores da época. O que não era padrão era o pequenino monitor monocromático, de apenas 5 polegadas.
Para ver muitas fotos de alta resolução do Osborne, visite este site.
Como a grande maioria das empresas fabricantes de computadores dos anos 80, a empresa veio a falir - e o motivo de sua falência ficou famoso, e até hoje é estudado em escolas de administração. A empresa anunciou uma nova versão mais potente do computador - o Osborne Executive - mas eventos inesperados atrasaram o lançamento do computador. Como uma nova versão havia sido anunciada, os consumidores pararam de comprar a primeira versão do Osborne. A queda nas vendas acabou levando a empresa à falência.
Por causa deste incidente, hoje este tipo de acontecimento hoje é estudado e conhecido como "efeito Osborne".
Nenhum comentário:
Postar um comentário