Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

quarta-feira, 12 de março de 2008

O nascimento do DOS

Uma tela completamente preta, exceto pela letra C seguida por alguns símbolos estranhos no canto superior esquerdo, e um pequeno cursor piscante - quem olharia para isto e imaginaria que este sistema operacional tão simples mudaria a história da computação?

Tudo começou em 1980, quando a IBM criou o computador pessoal que viria a dominar o mercado dos computadores (e ainda domina): o IBM-PC. A empresa desenvolveu um belo hardware, baseado no processador 8086, mas não dispunha de um sistema operacional que rodassse no computador. Eles queriam algo semelhante ao CP/M, que era o "padrão" dos sistemas operacionais da época.

Por engano, a IBM acabou se aproximando de um jovem chamado Bill Gates, dono de uma pequena empresa chamada Microsoft. O que aconteceu é quem como a Microsoft havia desenvolvido o código que permitia que o CP/M fosse rodado no Apple II, a IBM pensou erradamente que Bill Gates era o autor do CP/M.

Bill Gates, como todos nós sabemos, não é bobo, e não desperdiçou a oportunidade. Falou que tinha um sistema operacional que podia ser adaptado para o IBM-PC, embora não tivesse nada disso.

Saindo da reunião, Bill Gates entrou em contato com uma outra pequena empresa de software chamada Seattle Computer Products, onde um programador chamado Tim Paterson havia escrito um sistema operacional para o 8086 chamado QDOS. Mantendo a reunião com a IBM um segredo, ele ofereceu US$ 50,000 pelo QDOS, e o trato foi fechado.

Bill Gates conseguiu convencer a IBM a ter os direitos sobre o software. Para a IBM, é claro, isto não importava. Quem se importava com software naquele tempo? O que importava era o hardware!

Ironia do destino: Tim Paterson, o autor original do DOS, foi trabalhar na Microsoft em 1981.

Bill Gates ganhou rios de dinheiro com esta jogada, e tudo isto pavimentou o caminho para o surgimento do Windows, anos depois. Mas isto já é assunto para outro post...

Nenhum comentário: