Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Monitor Verde de Fósforo

Os primeiros computadores pessoais geralmente utilizavam uma saída de TV. Isso diminuía o custo para o comprador, que podia utilizar a sua TV de casa como um monitor colorido.

Infelizmente, as TVs resultavam em baixa resolução e davam uma aparência pouco profissional. Para os computadores pessoais profissionais, geralmente o monitor verde de fósforo era o escolhido, como o deste IBM-PC.

Apesar de apenas poder exibir uma cor, o monitor de fósforo verde tinha algumas vantagens sobre os monitores atuais: ele não causava reflexo e era muito menos cansativo de olhar por várias horas. Sem falar no charme da famosa tela verde :)

Haviam ainda outras cores, como laranja e cinza. Mas a maioria era verde. Me lembro de ter perguntado para um professor na época de escola o porquê disso, e ele ter respondido que o verde "acalmava as pessoas".

O monitor funcionava através de uma corrente elétrica que excitava o fósforo presente no monitor, fazendo-o brilhar. Como o fósforo levava alguns décimos de segundo para se apagar totalmente, uma das características do monitor verde que os usuários vão lembrar é que o quando o cursor piscava, ele ia apagando "lentamente", ao invés de simplesmente desaparecer em um instante.

No caso dos jogos, onde são exigidos gráficos melhores, o monitor geralmente usava tons diferentes de verde para representar as cores.

Um comentário:

José Augusto F° disse...

Lembro dessa época. Usava a TV no TK90X/TK95 e Commodore 64, mas meu primeiro PC teve um de 12" fósforo branco.