Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Nintendo (parte 1)


Quem nunca jogou o jogo do Mario, o charmoso encanador italiano bigodudo? O que poucos sabem, no entanto, é que a empresa que está por detrás do mito - a Nintendo - existe desde 1889.

A Nintendo foi fundada por Fusajiro Yamauchi em Kyoto, Japão, como uma empresa que fabricava cartas para um jogo japonês chamado Hanafuda. Assim a empresa se manteve até 1956, quando Hiroshi Yamauchi visitou a maior empresa americana de cartas, a United States Playing Card Company, e descobriu que a empresa usava apenas um pequeno escritório. Ali, se deu conta da limitação do negócio de fabricação de cartas, e resolveu diversificar o negócio.

A empresa criou uma empresa de táxi, uma cadeia de motéis, uma rede de TV, uma fábrica de comida (que vendia "arroz instantâneo"), uma empresa de brinquedos e vários outros negócios. Todos investimentos faliram, exceto a empresa de brinquedos.

Certo dia, em 1970, Hiroshi Yamauchi estava observando o técnico em manutenção da fábrica, Gunpei Yokoi, que brincava com um braço eletrônico que havia criado nas horas vagas para se divertir. Hiroshi pediu a Gunpei que desenvolvesse o braço como um produto para ser vendido, e vendeu 1,2 milhões de unidades naquele ano, tirando a Nintendo da iminente falência.

No mesmo ano, a Nintendo contratou Shigeru Miyamoto, o homem que iria produzir sucessos como Mario e Zelda. O primeiro jogo de grande sucesso de Miyamoto foi Donkey Kong, que foi lançado em versões para arcade, Atari 2600, Intellivision e ColecoVision.

Vários outros sucesso viriam, mas seria a construção de consoles de videogame que faria a Nintendo se tornar a maior empresa de videogames do mundo!

Continua...

Nenhum comentário: