Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Mosaic


A visão que a maioria das pessoas tem da internet é que ela é a web. Poucas pessoas percebem que a web é apenas um dos "serviços" que a internet oferece, e poucas sabem que no princípio da internet não havia a web, mas apenas outros serviços como usenet, ftp, gopher, etc...

Mas um programa veio para mudar tudo isso. Ele se chamava Mosaic.

A web foi inventada por Tim Bernes-Lee em 1989, mas existiam poucos programas capazes de navegar pelos links, e nenhum com a riqueza de multimídia (gráficos, som e afins) que existe hoje.

Em 1993 o Centro Nacional para Aplicações de Supercomputadores (NCSA) criou o Mosaic, o primeiro navegador moderno. Ele era distribuido gratuitamente para uso não-comercial, e a versão Unix ainda incluía o código-fonte.

O Mosaic se tornou tão popular que os estudiosos hoje consideram que foi o navegador que deu origem ao "boom" da internet nos anos 90. Vale considerar que a internet já existia em outras formas desde o fim dos anos 60. Em 1994, Gary Wolfe escreveu para a revista Wired:

Mosaic é o celebrado "navegador" gráfico que permite que os usuários naveguem por um mundo de informações eletrônicas usando uma interface aponte-e-clique. A aparência charmosa do Mosaic encoraja usuários a colocarem seus próprios documentos na Net, inclusive fotos coloridas, sons, vídeos e "links" hipertexto para outros documentos. Ao seguir os links - clique, e o documento aparece - você pode viajar por um mundo online através de caminhos de impulso e intuição. O Mosaic não é o meio mais direto de encontrar informação online. Nem o mais poderoso. É meramente o meio mais prazeiroso, e nos 18 meses desde que foi lançado, o Mosaic trouxe uma onda de excitação e energia comercial imprecedentes na história da Net.

Durante o sucesso do Mosaic, Mark Andreessen e Jim Clark deixaram o NCSA e fundaram a Mosaic Communications Corporation. Esta seria a empresa que viria dar a origem ao Netscape, que viria ainda a dar origem ao tão-amado Firefox, que disputa com o Opera o papel de melhor navegador do mercado.

À medida que outros navegadores mais poderosos como o Netscape e o Internet Explorer foram crescendo e tomando o mercado, o Mosaic foi lentamente morrendo até que o seu desenvolvimento cessou. Mas você ainda pode sentir o gostinho do passado baixando a última versão do Mosaic.

Nenhum comentário: