Existem poucos jogos tão celebrados quanto o Prince of Persia. E passa a ser mais celebrado ainda quando o comparamos com os jogos que mais faziam sucesso na época. O salto de qualidade é incrível.
O jogo foi criado por Jordan Mechner em 1989 utilizando a técnica de "rotoscópio": ele filmou seu irmão David fazendo movimentos e dando saltos com uma roupa branca, e passou horas estudando os filmes e construindo as figuras do jogo. A foto abaixo é uma imagem que ele tirou de seu irmão.
O jogo também foi inovativo no fato de os combates se darem com espadas, ao contrário de tiros, que era o mais comum na época. Um jogo que aparentemente poderia ser tedioso (13 níveis andando por catacumbas) se tornou emocionante devido ao grande número de surpresas e enigmas encontrados pelo caminho.
A primeira versão do Prince of Persia foi lançada para o Apple II.
A versão que provavelmente ficou mais famosa foi a versão para o DOS.
Mas graficamente, a melhor de todas foi a do Super NES. Além de ter gráficos impressionantes, os desenvolvedores adicionaram 7 níveis ao jogo, elevando a um total de 20!
A versão do ZX Spectrum demonstrava sua limitada paleta de cores.
E saiu até uma versão para Game Boy!
Se estiver interessado em baixar uma versão para recordar os velhos tempos, busque no site Abandonia.
E fica uma curiosidade: por que nunca saiu uma versão para MSX?
2 comentários:
Prince of Persia do SNES é terrível. graficamente ele é superior mesmo, provavelmente porque essa port já foi contemporânea do Prince 2 (é só reparar nas vestes do prince, o turbante e os sapatos)... mas em jogabilidade, é um desastre. virou uma mistura de Prince com qualquer jogo de porrada japonês. no original, você tinha que estudar bem cada inimigo e pensar muito com a espada... no Prince do SNES, você só é repetitivo. muito repetitivo. tem chefão de 20, 30 vidas.
Mais pessoas já comentaram isso, e acho q vcs tem razão :) Assim, resolvi "corrigir" o texto do meu post...
Postar um comentário