Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Commodore International

Em 1962, o imigrante polonês sobrevivente do holocausto Jack Tamiel fundou a Commodore Business Machine (CBM), que fabricava calculadoras. Mas em 1975 a Texas Instruments começou a vender calculadoras com um preço baixíssimo, levando a Commodore a comprar a MOS Technologies, fabricante de chips, como forma de baixar os seus custos. E foi o engenheiro da MOS que convenceu Jack que o futuro estava nos computadores pessoais, e não nas calculadoras.


A Commodore recebeu o novo nome de Commodore International e passou a fabricar computadores pessoais. O primeiro computador foi o Commodore PET. Este computador se tornou bastante popular nas escolas, e tinha um design muito futurista (ou retrofuturista, como chamaríamos hoje).


Em 1981, a Commodore lançou o VIC-20 por US$ 299. O computador vendeu extremamente bem, vendendo um milhão de unidades no seu lançamento, e 2,5 milhões em toda a sua vida. O computador era mais voltado para jogos do que para aplicações comerciais, o que se torna visível ao vermos que a tela mostrava apenas 22 caracteres por 23 linhas.


Em 1982 a Commodore lançou o computador que seria o mais vendido em toda história, o Commodore 64. O número 64 referia-se à quantidade de memória: 64 kB. Embora mais caro que o VIC-20, o computador custava menos que a metade do preço de um computador de outra marca com a mesma quantidade de memória.

Jack Tamiel começou então o que foi chamado as "guerras do computador pessoal". Ele cortou pela metade o preço de seus computadores, forçando os concorrentes a cortar seus preços também. Isto tirou vários concorrentes do mercado, como a Texas Instruments e a Atari, e acabou também por esvaziar os cofres da Commodore. A propaganda abaixo dá um gostinho desta guerra.



Em 1985, a Commodore decidiu inovar e criar o computador pessoal mais poderoso já criado; deste esforço surgiu o Amiga, o primeiro computador pessoal de 16 bits. Jack Tamiel, no entanto, que havia saído da Commodore, comprou uma divisão da Atari e criou o Atari ST. Os dois computadores foram ferrenhos concorrentes por toda a sua vida útil.


No final o crescimento do PC como computador, bem como o dinheiro gasto com as "guerras do computador pessoal" acabaram levando a Commodore e boa parte de seus concorrentes à falência.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Livros e Revistas em PDF

Gostaria de ler as antigas revistas com artigos sobre MSX, Apple II e TK? Gostaria de aprender a programar para estas máquinas? Então visite o site http://www.datacassete.com.br/, lá tem uma porção de livros, manuais e revistas prá baixar em PDF. Muito legal!

terça-feira, 8 de abril de 2008

Sites: antes e agora

Aqui tem um artigo muito legal, com fotos, mostrando como os principais sites da internet eram há 5 ou há 12 anos atrás, e como são agora.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Bola de Escrever

Antes de existirem os processadores de texto, existiam as máquinas de escrever. E as primeiras tinham formatos estranhos, como este modelo chamado Hansen Writing Ball (bola de escrever Hansen), de 1878. (observe o papel passando embaixo)


Um dos problemas com esta máquina é que ela não permitia que a escrita fosse vista no momento da digitação.

Este modelo teve bastante sucesso comercial, e foi usado até por Freidrich Nietzsche. Ela foi usada em escritórios em Londres até 1909.


Aqui está um exemplo de uma carta escrita com esta máquina, assinada pelo próprio inventor.


sexta-feira, 4 de abril de 2008

Preços dos Videogames

Um gráfico bem interessante dos preços dos videogames na data do lançamento, por ordem de data de lançamento, ajustado pela inflação.




Criado a partir deste gráfico.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Jogos de ZX Spectrum

Gostaria de experimentar alguns jogos de ZX Spectrum sem ter que baixar um emulador e instalar?

Fácil, apenas visite o site http://www.zxspectrum.net/. Lá tem um emulador feito em java, e uma coleção de mais de 100 jogos para jogar online! Na dúvida de qual escolher, visite este site para um review dos melhores jogos.

Uma observação: quando o jogo lhe der opção, escolha o tipo de teclado Kempton. Isso fara com que você possa usar as setas, CTRL e ALT para controlar o jogo. Se não houver esta opção, geralmente as teclas a usar são O, P, Q e A.

Ah, e não se assuste com a dificuldade dos jogos. Antigamente, a coisa era diferente ;-)

quarta-feira, 2 de abril de 2008

MC-1000

Um dos computadores mais curiosos já criados foi o MC-1000. Este computador foi desenvolvido pela CCE, em 1985. Na época, o protecionismo brasileiro proibia a importação de computadores, então a maioria das empresas simplesmente "clonava" o hardware e o software de fora.


Este computador era um clone de um computador taiwanês chamado GEM-1000. Possuia 8 kB de RAM e um processador Z80 que rodava a 3,57 Mhz.

Uma das suas principais marcas eram os seus problemas. Havia uma série de bugs na ROM dele, o computador superaquecia facilmente e não havia botão para ligar ou desligar o micro: a única forma de desligá-lo era retirando-o da tomada.

Observe o botão de espaço na foto acima, no canto inferior direito. Também era fácil apertar acidentalmente no botão de reset (canto superior direito).

Juntamente com o lançamento, a CCE havia prometido o suporte a HD (pouco comum na época) que permitiria rodar o sistema operacional CP/M. O tempo passou, o micro saiu de linha e o HD nunca foi lançado...


Mas isso não significa que o computador não possa mais ser usado hoje. O site do Ricardo Bittencourt possui um emulador em java que permite rodá-lo a partir da própria página. E aqui tem uma página bem completa sobre o MC-1000.

terça-feira, 1 de abril de 2008

História dos consoles em foto

Aí está um link muito legal contendo fotos de (praticamente) todos os consoles de videogame, de 1972 até hoje.