Atenção! Todo conteúdo deste blog foi movido para o site Old Wagner's. Visite este site para atualizações!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

MC-1000

Um dos computadores mais curiosos já criados foi o MC-1000. Este computador foi desenvolvido pela CCE, em 1985. Na época, o protecionismo brasileiro proibia a importação de computadores, então a maioria das empresas simplesmente "clonava" o hardware e o software de fora.


Este computador era um clone de um computador taiwanês chamado GEM-1000. Possuia 8 kB de RAM e um processador Z80 que rodava a 3,57 Mhz.

Uma das suas principais marcas eram os seus problemas. Havia uma série de bugs na ROM dele, o computador superaquecia facilmente e não havia botão para ligar ou desligar o micro: a única forma de desligá-lo era retirando-o da tomada.

Observe o botão de espaço na foto acima, no canto inferior direito. Também era fácil apertar acidentalmente no botão de reset (canto superior direito).

Juntamente com o lançamento, a CCE havia prometido o suporte a HD (pouco comum na época) que permitiria rodar o sistema operacional CP/M. O tempo passou, o micro saiu de linha e o HD nunca foi lançado...


Mas isso não significa que o computador não possa mais ser usado hoje. O site do Ricardo Bittencourt possui um emulador em java que permite rodá-lo a partir da própria página. E aqui tem uma página bem completa sobre o MC-1000.

2 comentários:

Emerson Costa (Ensjo) disse...

Olá! Algumas ressalvas:

1. O GEM-1000 tinha 8kB de RAM. O MC-1000, por sua vez, tinha 16kB.

2.Na verdade não havia risco de esbarrar na tecla RESET e resetar o micro, pois a tecla só funcionava se pressionada juntamente com SHIFT.

Abraços!

Unknown disse...

Amigo ,Esta de parabens esse blog seu .... Viajei lendo algumas partes aki . Vc tem esse mesmo conteudo em um doc ou pdf ? Gostei mto e pretendo fazer uma impressão.

Vc poderia citar o Eniac , pra quem nao conhece e gosta da historia da computação vai achar interessante .

Bom , desculpe o encomodo e novamente parabens .

Jr
Lptec@hotmail.com